Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Turismo
7 Maravilhas Doces de Portugal: Setúbal apresenta a concurso três referências na doçaria do concelho
ana maria santos
2019-07-09 / 16:18
FONTE: SMCI/CMS
O Pudim de Nozes do Convento de Jesus, os Esses e as Tortas de Azeitão foram os escolhidos para representar o concelho de Setúbal na oitava edição do 7 Maravilhas Doces de Portugal, concurso de âmbito nacional através do qual se irão encontrar as melhores propostas portuguesas na área da doçaria.

O concelho de Setúbal compete com propostas de referência, os Esses e as Tortas de Azeitão, do Cego, a pastelaria regional mais antiga de Vila Nogueira de Azeitão, nascida em 1901, iguarias que têm como padrinhos o estilista Nuno Gama e a fadista Teresinha Landeiro. Do distrito de Setúbal está também a concurso o Pudim de Nozes do Convento de Jesus, da Santa Coina Confeitaria, do Barreiro.

Os doces a concurso são dados a provar em degustações gastronómicas, dinamizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, estando agendada a apreciação das Tortas e dos Esses de Azeitão podem para hoje, dia 9 de Julho, entre as 18 e as 20 horas, na Casa da Baía e o Pudim de Nozes do Convento de Jesus pode ser degustado, já na próxima sexta-feira, no Mercado do Livramento, entre as 10 e as 12 horas e, dia 16 deste mês, entre as 18 e as 20 horas, na Casa da Baía.

Nesta oitava edição da eleição 7 Maravilhas de Portugal, os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e regiões autónomas da Madeira e dos Açores, num total de 140 doces a concurso.

As propostas dos doces setubalenses avançam, agora, para votação distrital, ao lado do Arroz Doce com Leite de Ovelha e do Bombom de Moscatel, provenientes do concelho de Palmela, e das Pinhoadas e Queijadas do Torrão, doces típicos de Alcácer do Sal.

A selecção será feita pelo voto dos portugueses em 20 programas diários, em directo, durante os meses de Julho e Agosto, com transmissão televisiva na RTP e apresentação de Sónia Araújo, José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira, Jorge Gabriel, José Pedro Vasconcelos, Rita Belinha e Idevor Mendonça.

Para votar nos esses de Azeitão basta marcar o 760 107 080. No caso do Pudim de Nozes do Convento de Jesus de Setúbal, o número a ligar é 760 107 082. Para eleger as Tortas de Azeitão é necessário ligar para o 760 107 084. O custo da chamada é de 60 cêntimos mais IVA.

Os resultados desta votação a nível distrital são conhecidos no dia 17 deste mês em programa a transmitir pela RTP em directo de Setúbal.

Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação são as sete categorias a concurso nesta oitava edição de eleição 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Em cada programa será escolhido um pré-finalista que apresenta o distrito nas semifinais. A final do evento está agendada para o dia 7 de Setembro, onde dos 14 finalistas são escolhidos os sete doces como 7 Maravilhas de Portugal, numa gala transmitida em directo na RTP1.

A eleição, desenvolvida em parceria pela Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, conta com um conjunto alargado de apoios, incluindo o alto patrocínio do Presidente da República.

O conselho científico é constituído pela Associação Portuguesa de Nutrição, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a rede de instituições públicas do ensino superior com cursos na área do Turismo e o Turismo de Portugal.

A lista completa dos candidatos ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal está disponível no site oficial do evento.

Partilhe
ver mais