Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Turismo
Maria das Dores Meira dirige congresso mundial do Clube das Mais Belas Baías
ana maria santos
2018-04-10 / 18:21
FONTE: VisitSetubal
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, dirige, entre os dias 17 e 21 do corrente mês, o 13.º Congresso Mundial do Clube das Mais Belas Baías do Mundo a realizar em Vannes e La Baule, na Bretanha, França, num momento marcante para a vida daquela associação, a comemorar 20 anos de existência.

A reunião-magna da instituição internacional irá contar com a presença de representantes de 30 baías de 16 países de todo o mundo, o que constitui um número recorde de delegações, presentes num congresso que tem como palco principal a cidade de Vannes, escolhida por ter sido na Baía de Morbihan que tudo começou, há 20 anos.

Do programa destaca-se a apresentação e votação dos concursos mundiais de criação do hino do Clube e a atribuição de uma bolsa de mérito científico. Está também programada a apresentação aos delegados de um novo circuito de barco entre baías mundiais e de um conjunto de experiências empresariais de baías que visam o enriquecimento económico local e a possível aplicação noutros locais do mundo.

Já as baías francesas irão divulgar um dossier sobre questões ambientais destinado a incentivar a criação de uma associação francófona de enseadas.

Em Vannes, decorre ainda um desfile de todas as delegações pelas ruas até à sede oficial, para inaugurar uma exposição sobre os 20  anos do Clube e homenagear os três fundadores, Michel Met, Hervé Laigo e Bruno Bodard, membros do Departamento de Turismo de Vannes, e que, em 1997, deram o passo decisivo para a criação do Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

A realização de várias visitas à Baía de Morbihan é outra das iniciativas agendadas, enquanto o Casino de Vannes recebe o jantar de gala comemorativo.

No último dia do congresso, em La Baule, a presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, Maria das Dores Meira, dirige a assembleia-geral da instituição, em cuja sessão serão discutidos assuntos estratégicos para a vida daquele restrito clube, na linha do que tem sido implementado no decorrer da actual presidência que termina no final do ano em Taiwan.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo integra 41 membros na actualidade e, na Bretanha, juntam-se mais duas novas enseadas – Eilat, de Israel, e Kujukushima, do Japão.

Acresce que a Baía de Luanda, Angola, confirmou presença no congresso mundial onde irá apresentar oficialmente a candidatura para integrar o Clube.

De referir que o Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi fundado a 10 de Março de 1997, em Berlim, Alemanha, com a designação Club des Plus Belles Baies du Monde, sendo uma associação que se rege segundo a legislação francesa.

A promoção da conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o estímulo do uso eficiente dos recursos são os principais objectivos daquela instituição internacional.

Partilhe
ver mais