Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Turismo
Mercado Quinhentista está de regresso ao Forte de São Filipe
ana maria santos
2018-03-16 / 15:17
FONTE: SMCI/CMS
O Forte de São Filipe, em Setúbal, volta a ser palco para a realização de um Mercado Quinhentista, onde não faltam os espectáculos, gastronomia, dança, fogos e jogos medievais, entre outras curiosidades. O certame decorre de 30 de Março a 1 de Abril.

Exposições, espectáculos de música, dança e fogo, jogos medievais, gastronomia e artesanato e  tendas de comércio, instaladas ao longo da estrada de acesso, entre o primeiro portão e o largo da entrada principal da fortaleza, estão de volta, entre os dias 30 de Março e 1 de Abril, ao Forte de São Filipe, em Setúbal, numa organização da Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. Em paralelo, decorrem ao longo dos três dias do evento inúmeras actividades que convidam os visitantes a viajar até ao século XVI.

Um povoado rural instalado numa zona específica do recinto recria o quotidiano camponês da época, mas há também exposições temáticas, nomeadamente de ferramentas e utensílios rurais, de instrumentos musicais medievais e de caligrafia.

O Mercado Quinhentista reserva, igualmente, acampamentos com exibição e demonstrações de voo livre de aves de rapina, bem como exposição e demonstração de armas e equipamentos militares ofensivos e defensivos.

A feira, com as exposições, tendas de comércio de artesanato e de restauração e os jogos tradicionais para crianças, abre ao público, nos três dias, às 13 horas, e, a partir das 15 horas, haverá sempre animações, ao longo da tarde, que levam os visitantes a uma viagem pela época quinhentista.

Diáriamente, às 16.30 horas, realiza-se um atelier de escrita e o grupo Espada Lusitana conduz, às 17 horas, mesas pedagógicas com exposição de armaria e equipamento militar ofensivo e defensivo.

Após demonstrações de voo livre de aves de rapina, às 18 horas, pela Falocaria Lusitana, a Espada Lusitana realiza, nos dias 30 e 31 de Março, às 19 horas, e a 1 de Abril, às 18.30 horas, demonstrações de combate apeado.

A música de inspiração medieval e renascentista dos Gaiteiros da Bardoada anima o recinto sempre às 19.30, enquanto às 20 horas irá decorrer um espectáculo de danças orientais com inspiração em tabernas, a cargo de Al-Nawar.

Nos dias 30 e 31, o Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros actua às 21 horas, no segundo dia com a companhia da música de inspiração renascentista dos Recanto. Também a 31 de Março, a Espada Lusitana regressa, às 21.30 horas, para a recriação da ronda pelos baluartes do forte, acompanhada pelas danças orientais dos Al-Nawar.

Naqueles dois dias, com início às 22.30 horas, os Fire Dragons proporcionam espectáculos de fogo, e os Gaiteiros da Bardoada regressam para uma última actuação, a partir das 23.30 horas.

No derradeiro dia do Mercado Quinhentista, 1 de Abril, domingo de Páscoa, os grupos envolvidos nos espectáculos e nas animações de rua participam, em conjunto, na cerimónia de encerramento, com início às 21 horas.

As entradas no certame têm o valor de dois euros por pessoa e o acesso automóvel ao forte só é permitido por autocarro especial, gratuito, que funciona em vaivém entre a Casa da Baía e o Forte de São Filipe. O primeiro autocarro em direcção ao Mercado Quinhentista parte às 13 horas e o último está programado para as 23 horas, nos dias 30 e 31, às 20 horas, a 1 de Abril.

O último autocarro sai do Mercado Quinhentista às 00.30 horas nos dois primeiros dias e às 22.30 horas a 1 de Abril.

Partilhe
ver mais