Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Turismo
Programa do Dia Mundial do Turismo em Setúbal
ana maria santos
2018-09-24 / 18:27
FONTE: SMCI/CMS
Assinalado na próxima quinta-feira, 27 de Setembro, o programa do Dia Mundial do Turismo inclui a oferta de produtos regionais a turistas e um congresso internacional sobre história local.

Na quinta-feira, ao longo do dia, os turistas que visitarem os postos de atendimento turístico da autarquia recebem ofertas simbólicas de produtos regionais setubalenses.

Igualmente a partir do mesmo dia, a Casa da Baía acolhe o II Congresso Internacional de História Local, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o qual prossegue na sexta-feira.

Com o tema “Conceito, Práticas e Desafios na Contemporaneidade”, o encontro pretende ser um espaço de partilha e debate sobre problemas, abordagens, metodologias e práticas de investigação, tendo em vista a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea.

Um conjunto de historiadores, investigadores e professores portugueses e estrangeiros participam em seis painéis, com os temas “Prática de História Local Junto da Comunidade”, “Divulgar o Património Histórico Local”, “Movimentos Sociais e Resistência”, “Gestão e Administração Municipal (séc. XVIII e XIX)”, “História, Memória e Cultura Regional” e “Demografia, Indústria e Economias Agrárias”.

Haverá ainda duas conferências, uma no primeiro dia às 9.45 horas, proferida por Jonathan Healey, do Kellog College – University of Oxford, sobre “História Local num Mundo Global”, e outra, no segundo, às 9.30 horas, com Albérico Afonso Costa a abordar “O Longe e o Perto – Contributos para um Manifesto de Valorização da História Local”.    

O evento, que no primeiro dia se realiza entre as 9.30 e as 16.15 horas e no segundo das 9.30 às 18 horas, inclui uma visita pela cidade de Setúbal guiada por Albérico Afonso Costa, com o lema “Descobrir Setúbal através do seu património construído”.

Partilhe
ver mais