Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Turismo
Semana do Mar 2017: Seminário e actividades lúdicas marcam evento
ana maria santos
2017-09-27 / 11:42
FONTE: Gazeta Setubalense
“Setúbal, Porto e Cidade – Crescer em Conjunto” é o tema de um seminário, a realizar a 3 de Outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, no âmbito da Semana do Mar 2017, evento que decorre até dia 8 do mesmo mês. O evento conta ainda com várias actividades lúdicas, entre as quais visitas aos navios Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e passeios de barco, entre outras.

“Setúbal, Porto e Cidade – Crescer em Conjunto” é o tema central do encontro que irá decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi, a 3 de Outubro, com início às 9.30 horas e onde estarão reunidos especialistas que irão debater as relações de crescimento sustentado entre o porto marítimo e a cidade, por forma a encontrar estratégias e soluções de crescimento em matérias como a actividade portuária, o turismo marítimo, a náutica de recreio e o desporto náutico.

A sessão de abertura do seminário, o qual é de entrada livre mediante inscrição pelo telefone 265 542 023 ou pelo endereço ssilva@portodesetubal.pt, inclui uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a que se segue o primeiro painel do encontro, às 10 horas, sob o tema “Setúbal: Uma estratégia de Reforço da Actividade Portuária – Reflexos na economia da cidade e da região”. O mesmo irá contar com intervenções dos presidentes da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, da Sapec, Antoine Velge, e da Lisnave, José Rodrigues.

Segue-se, às 11 horas, “Turismo Marítimo, Náutica de Recreio, Desporto Náutico – concretizar soluções”, com alocuções de José Gonçalves, do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal, de Pedro Vale, da empresa Boatcenter, e de José Rodrigues, consultor de planeamento urbano.

O terceiro e último painel do seminário irá ter início cerca das 11.45 horas, com a abordagem do tema “Aprofundar Estratégias Comuns – Entre os Planos Estratégicos dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra e do município de Setúbal”, pelo professor e consultor Augusto Mateus.

A sessão de encerramento do encontro, às 12.30 horas, tem prevista uma intervenção do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

Celebrar a relação da cidade com o rio

 

Da Semana do Mar Setúbal 2017, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a decorrer entre os dias 3 e 8 de Outubro, inclui, ainda, um vasto conjunto de iniciativas, tais como visitas aos navios Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e música, baptismo de mar e passeios de barco, num vasto programa dinamizado em colaboração com a Aporvela, a Marinha Portuguesa e outros parceiros, como associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com a economia do mar.

Assim, dia 3, a partir das 15 horas, realiza-se a visita “Centro Histórico de Setúbal e Cultura Marítima”, actividade de participação gratuita com inscrições pelo telefone 265 239 365.

No dia seguinte, a 4, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe, às 21.30 horas, um concerto da Banda da Armada, com direcção do comandante Délio Gonçalves, espectáculo aberto ao público mediante levantamento de convite – no máximo dois por pessoa – na bilheteira daquela sala de espectáculos.

As actividades do terceiro dia da Semana do Mar 2017, a 5 de Outubro, começam com o leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz”, às 15 horas, no edifício da DocaPesca.

No mesmo dia arranca, no Cais 2, “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, iniciativa que se realiza das 17 às 24 horas, o mesmo acontecendo nos dias 6 e 7, das 10 às 24 horas, e dia 8, até às 13 horas. A animação musical estará presente, naquelas iniciativas, das 21.30 às 23.30 horas.

Também ao Cais 2 irá aportar, dia 5, o navio-escola Sagres, embarcação emblemática da Marinha Portuguesa que estará aberta a visitas públicas, naquele dia das 20.30 às 23 horas, e, no dia seguinte, a grupos escolares, das 10 às 17 horas.

Visitas públicas aos navios Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz estão também disponíveis nos dias 6, das 16 às 23 horas, e 7, entre as 10 e as 23 horas, dia em que também pode ser visitado o navio Sagres.

A Semana do Mar Setúbal 2017 proporciona ainda passeios de barco no rio Sado em embarcações tradicionais, nos dias 5, 6 e 7, com saídas às 10.30 e às 14.30 horas, uma iniciativa gratuita, com inscrições através de www.visitsetubal.com.pt e outras informações pelo telefone 265 545 010.

Batismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, nos dias 6 e 7, das 10 às 18 horas (com inscrições no stand da APSS instalado no Cais 2), experiências náuticas e baptismos de mar, entre as 10.30 e as 16 horas, (mediante inscrições em www.biocenter.pt e outras informações pelo contactado 969 455 033),  uma regata, dia 7, às 15 horas e um espectáculo, naquele mesmo dia, de fogo de artifício, às 22 horas, fazem ainda parte do programa daquele evento marítimo em Setúbal.

A largada dos navios Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz no último dia da Semana do Mar 2017, a 8 de Outubro, às 10.30 horas, encerra o programa de actividades.

Partilhe
ver mais