Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Turismo
Semana do Mar 2018 volta a trazer a Setúbal navios emblemáticos portugueses
ana maria santos
2018-10-03 / 13:00
FONTE: Youtube
Visitas a navios emblemáticos portugueses, veleiros ao luar com street food e música, passeios de barco e um espectáculo de fogo de artifício integram a Semana do Mar Setúbal 2018, a decorrer entre os dias 8 e 14 do corrente mês.

Organizado pela Câmara Municipal, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Aporvela e a Marinha Portuguesa, o evento celebra a crescente relação da cidade com o rio, constituindo-se como um factor de desenvolvimento do turismo na região e uma oportunidade de divulgação de actividades relacionadas com a denominada economia azul.

A presença em Setúbal para visitas públicas do Mar Portugal, navio do IPMA – Instituto Português do Mar e Atmosfera, para investigação em águas profundas, orientado para operações de geofísica, com veículos remotos e pesca de arrasto, é uma das novidades da quarta edição da Semana do Mar.

A conferência “Conhecer o Mar: Investigação e Inovação”, dia 9, a partir das 9.30 horas, na Casa da Baía, dá início ao programa de actividades, que conta com vários apoios e patrocínios, como associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com a economia do mar.

No dia seguinte, 10, às 15 horas, realiza-se a visita “Creiro – economia marítima no período romano”, com inscrições pelo telefone 265 239 365 ou através do endereço maeds@amrs.pt.

As actividades do dia 11 começam com um conjunto de passeios no Sado, a bordo de embarcações tradicionais, entre as 11 e as 15 horas, mediante inscrições pelo telefone 265 545 010 ou na página www.visitsetubal.pt. Os passeios repetem-se, no mesmo horário, nos dias 12 e 13.

Também a 11 arranca, no Cais 2, “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, certame que se realiza naquele dia, das 17  às 24 horas, e repete, a 12 e 13, das 10 às 24 horas. A animação musical estará presente, das 21.30 às 23.30 horas, no evento que decorre à beira-rio.

O Cais 2 é o centro das atenções, no dia 11, com a chegada do navio-escola Sagres, embarcação emblemática da Marinha Portuguesa, aberta a visitas públicas, das 20.30 às 23 horas, e, no dia seguinte, a 12, a grupos escolares, das 10.30 às 17 horas, nesse caso com a possibilidade de visitar igualmente o navio Mar Portugal.

No dia 12, a partir das 16 horas, a caravela Vera Cruz, da Aporvela, junta-se aos navios da Marinha Portuguesa e do IPMA para visitas públicas até às 23 horas. No dia seguinte, 13, as visitas decorrem entre as 10 e as 23 horas.

A Semana do Mar Setúbal 2018 proporciona ainda baptismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, nos dias 12 e 13, das 10 às 18 horas, com inscrições no stand da APSS instalado no Cais 2.

A inauguração da estátua de Nossa Senhora de Troia, na Doca dos Pescadores, no dia 12, às 18 horas, é outro ponto alto da Semana do Mar 2018, que reserva, a 13, entre as 10 e as 16 horas, experiências náuticas e baptismos de mar, gratuitos, mediante inscrições em www.boatcenter.pt. Para mais informações deve ser contactado o número 969 455 033.

No dia 13, realizam-se ainda uma regata de veleiros no Sado, às 11 horas, e o leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz”, no edifício da Docapesca. À noite, às 22 horas, há um espectáculo de fogo de artifício na zona ribeirinha.

O encerramento da Semana do Mar 2018 é no dia 14 com a largada dos navios Sagres e Mar Portugal e da caravela Vera Cruz, em desfile náutico, previsto para as 10.30 horas.

Partilhe
ver mais