Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Turismo
Setúbal: 19.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca entre os dias 24 e 26 de Agosto
ana maria santos
2018-08-16 / 20:45
FONTE: Junta Freguesia do Sado
A Festa do Moinho de Maré da Mourisca, no Faralhão, em Setúbal, regressa nos dias 24, 25 e 26, com um programa que inclui gastronomia, artesanato, música, dança e actividades desportivas.

Ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau, entre outros petiscos, são servidos com vista para o rio Sado nas tasquinhas de gastronomia, um dos principais pontos de interesses do certame, realizado na Herdade da Mourisca.

Outro momento alto da 19.ª edição da Festa do Moinho de Maré da Mourisca é o 18.º Concurso Gastronómico, em que as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra concorrem pela eleição do melhor prato.

Já os melhores doces e licores apresentados nos stands de produtos regionais concorrem ao 13.º Concurso de Doçaria e ao 13.º Concurso de Licores, com os premiados dos três concursos a serem anunciados no último dia das festividades, pelas 22 horas.

O certame, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e pelas Juntas de Freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, conta com um leque diversificado de actividades.

A abertura da festa, que anualmente é visitada por cerca de 30 mil pessoas, está marcada para dia 24, às 19 horas, a que se segue, às 20 horas, a inauguração oficial com uma actuação da fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.

O programa prossegue, às 21 horas, com uma actuação da cantora Flávia Francisco e, meia hora depois, há um espectáculo com o Grupo de Concertinas da Sertã. O primeiro dia de festas termina com a actuação do cantor Luís Portela, com início às 22 horas, a que se segue um baile conduzido por Nicole Viviane, a partir das 23 horas.

No dia 25, às 13 horas, são avaliados todos os concorrentes aos concursos de gastronomia, doces e licores, e, a partir das 16 horas, jogos de malha corrida e um torneio de chinquilho animam o certame. Segue-se, às 19 horas, uma aula de zumba.

A animação musical tem início às 21 horas com uma actuação de Carina Martins, a que se segue, uma hora depois, o conjunto típico Os Massacotes e, às 23 horas, Amaro Máscaras. A fechar a noite, a partir das 00.30 horas, há baile com os Irmãos Cabanas.

O último dia das festas, a 26, tem actividades logo às 9 horas, com um passeio pedestre, a partir da sede da Junta de Freguesia do Sado, e um passeio de BTT, com saída do recinto da festa. Às 11 horas, é celebrada uma missa campal.

Na parte da tarde, a dança anima o recinto a partir das 19 horas com a dança clássica do grupo As Pandoras e as sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes. A partir das 21 horas, o recinto recebe o grupo de música popular Os Tibornas.

A cerimónia oficial de encerramento da 19.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca decorre às 22 horas, com a entrega dos prémios aos vencedores dos concursos de gastronomia, doçaria e licores.

A cantora Adelaide Ferreira actua a partir das 22.30 e ainda há tempo para um baile, com início às 23.30 horas, conduzido pelo duo Ricardo e Jorge.

Partilhe
ver mais